Pode-se ver na capa do Comércio de Guimarães uma notícia alusiva aos tapumes mais ou menos perigosos que proliferam pela cidade de Guimarães.

Com certeza a maioria dos Vimaranenses nem dá por ela, excepto quando andam a pé pela cidade, e não são só estes tapumes que colocam em perigo quem pela beira deles passa, devido à instabilidade dos mesmos. Existem muitos obstáculos que estão colocados no caminho do peão, que para seguir o seu caminho coloca em perigo a sua integridade física.

Falo dos taipais que delimitam espaços em obras (devidamente autorizados pela Câmara a ocupar a via pública) e que obrigam quem anda a pé a ter que invadir as estradas para poderem prosseguir o seu caminho. Veja-se o caso das obras na Alameda (norte), junto à muralha, em que a recuperação de um edifício faz com que o espaço (que era bastante) se limite a uns míseros metro e meio, sendo que será um dos passeios mais usados de Guimarães. Ou então os taipais que foram colocados durante cerca de ano e meio aquando a reconstrução de uma residência na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, que de um passeio com cinco metros de largura, estava destinado aos peões pouco menos de um metro, com a agravante de nos lugares de estacionamento em frente à referida obra estar estacionado (abusivamente) um camião da empresa que realizava a empreitada, durante todo o tempo da obra (por isso o abusivo), que impediam os peões de passar com mais facilidade.

Além destes taipais delimitadores de obras, existem também as paragens de autocarro mal colocadas, e onde quem quer passar a pé, em especial durante a entrada de passageiros, desespera por conseguir chegar ao outro lado. Ora vejamos: Alameda (sul) ponto inicial e final de muitas rotas dos TUG, o passeio tem cerca de dois metros e meio, e tem nele os cobertos (necessários, sem qualquer dúvida), que ocupam dois metros, resultado! Meio metro para passar, isto se não estiver uma fila interminável de gente para entrar no autocarro, que aì nem 1 centímetro.

Existem muitos aspectos pela nossa cidade fora que podem ser melhorados e/ou reestruturados, é só uma questão de quem está sentado atrás de uma secretária a passar licenças e alvarás tenhá a cabeça no sítio dela e faça as coisas como devem ser...


Foto in: www.guimaraesdigital.com

0 Comments:

Post a Comment



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial